Terapia Shiatsu

Shiatsu    

 

 

O que é o shiatsu?

 

O shiatsu faz parte das medicinas tradicionais japonesas, sendo que Shi significa dedos e Atsu pressão. Deste modo o terapeuta de shiatsu utiliza os polegares, dedos e regiões palmares para pressionar determinados pontos do nosso corpo, utilizados também pela acupunctura, chamados de tsubos que, por sua vez, constituem linhas energéticas a que se dá o nome de meridianos que estão intimamente interligados com todos os sistemas do nosso corpo.

 

Qual o objectivo do shiatsu, como funciona e actua?

 

A estimulação destes pontos energéticos pelo terapeuta permite reequilibrar e harmonizar o fluxo de energia (ki), regularizando excessos e carências energéticas. Ao equilibrar e normalizar o fluxo de energia ou ki, propicia-se ao organismo as condições ideais de funcionamento, travando-se o desequilíbrio que dá origem ao desenvolvimento de doenças. À medida que o ki flui para os órgãos, glândulas, músculos, nervos e sangue a regeneração do corpo é promovida, assim como, a saúde e bem estar geral.

 

Considera que estas terapias alternativas ainda estão pouco desenvolvidas?

 

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas consideram indissociável o bem-estar físico e mental. Deste modo, acredito que cada vez mais as pessoas sentem necessidade de cuidar não só do deu corpo físico, como também mental, emocional, energético e espiritual.

Também é importante que instituições bem conceituadas e acreditadas na nossa ilha apostem no desenvolvimento da medicina tradicional, como forma complementar á medicina convencional.

 

De que benefícios podemos usufruir com o shiatsu?

 

O shiatsu actua em diversas patologias que, infelizmente, abundam nos nossos dias tais como o stress, depressão, ansiedade e pânico, fibromialgia, insónias, enxaquecas/cefaleias, tensão muscular, lombalgias (dores de costas), entre outras. Enfim, o shiatsu está indicado em diversas patologias que afectam o sistema osteo-articular, muscular, gastrointestinal, imunológico, circulatório, endócrino e nervoso. Por outro lado, o Shiatsu tem uma vertente preventiva, na medida em que inibe as disfunções que debilitam o nosso sistema imunitário e nos tornam vulneráveis às enfermidades.

 

Quem pode usufruir do Shiatsu?

De um modo geral, toda e qualquer pessoa que o deseje fazer.

As contra-indicações para a prática do shiatsu são muito poucas, contudo, devem estar bem presentes na mente do terapeuta. Neste sentido, o shiatsu está contra-indicado em algumas situações como casos avançados de deterioração óssea, doenças infecciosas agudas ou excessiva debilidade física.

 

Patrícia Fonseca

Entrevista para revista Açores